Publicado por: rigson | 22, setembro, 2008

Aula Prática I – Genitália Feminina Externa e Interna

Genitália Feminina Externa e Interna

Essa parte da aula me lembrou muito anatomia, com diversos nomes como por exemplo o ligamento redondo.

Ainda preciso estudar melhor essa parte. Um resumo.

O sistema reprodutor feminino é formado pelas gônadas (ovários) que produzem os óvulos, as tubas uterinas, que transportam os óvulos do ovário até o útero e os protege, o útero, onde o embrião ira se desenvolver caso haja fecundação, a vagina e a vulva.

Ovários

Os ovários são órgãos sexuais primários, produzem os óvulos e os hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona. Os ovários possuem o tamanho aproximado de uma azeitona.

Tubas uterinas

As tubas uterinas são formadas pelas seguintes partes: a mesoalpinge é a região onde ela se prende no útero, o istmo é a porção medial que se abre o útero e a ampola é a região onde ela sofre uma curvatura para encontrar o ovário.

Próximo ao ovário está o infundíbulo, que se abre em uma cavidade chamada óstio abdominal, que possui muitas fímbrias, que estão presas ao ovário. Estas fímbrias movimentam-se, carregando o óvulo pelo interior da tuba uterina, com o auxílio das células ciliadas presentes na região e também de contrações musculares da parede.

Útero

O útero possui a forma de uma pêra invertida, é musculoso e oco. Na sua região superior/lateral está ligado com as tubas uterinas e na região inferior está ligado com a vagina.

Está situado na cavidade pélvica, atrás da bexiga urinária e anteriormente ao reto.
O útero é formado pelas seguintes regiões: corpo, istmo, colo, óstio e fundo. O corpo é a porção superior do útero, que se estreita logo abaixo, formando o istmo. O colo do útero é a região onde o istmo encontra a vagina e possui forma cilíndrica. O óstio é a abertura do útero na vagina. O fundo do útero é a região próxima das ligações com as tubas uterinas.

O interior do útero é revestido por um tecido muito vascularizado e sua parede é formada por três camadas, que são as mesmas das tubas uterinas: serosa, miométrio e endométrio. A serosa é formada pelo peritônio. O miométrio encontra-se abaixo da serosa e é responsável por boa parte da espessura da parede uterina.

O endométrio é uma camada de células que reveste a cavidade uterina e tem uma participação muito importante durante a ovulação. Todo mês ele se torna mais espesso para receber o óvulo fertilizado. Caso não ocorra a fertilização, o endométrio que se desenvolveu é eliminado através da menstruação.

A genitália feminina externa

A genitália feminina externa é chamada de vulva. Normalmente sua região mais externa é coberta com pêlos.

PARTES EXTERNAS
VULVA

É a parte externa da genitália feminina, que protege a vagina. É formada pelos grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, orifício vaginal e uretra. Os grandes lábios circundam os pequenos lábios e vão unir-se anteriormente para formar o monte de Vênus, elevação coberta de pêlos pubianos.

Por dentro dos grandes lábios estão os pequenos lábios, de menores dimensões de coloração rosada. No ponto de encontro dos pequenos lábios, acima, fica o clitóris. A uretra abre-se na parte anterior do vestíbulo e a entrada da vagina na parte posterior.

O hímen é uma delgada prega de mucosa, cujos bordos rodeiam as paredes do orifício vaginal. Apresenta geralmente uma perfuração central de diâmetro variável.

MONTE DE VÊNUS

É a parte superior da vulva, coberta de pêlos pubianos e que cobre o osso de mesmo nome. Localiza-se abaixo do abdome e acima do prepúcio clitoriano.

O Monte de Vênus é sensível em algumas mulheres e, por ser constituído de gordura, protege o osso pubiano, diminuindo o impacto durante a relação sexual.

CLITÓRIS
É um dos pontos mais sensíveis da região vaginal. Nele, os toques são tão prazerosos quanto carícias feitas na glande (a cabeça do pênis).

Durante uma estimulação sexual, o clitóris pode estender-se e o prepúcio retrair-se, deixando-o mais acessível. O tamanho do clitóris varia de mulher para mulher.

GRANDES LÁBIOS
São as dobras de pele que recobrem a abertura da vagina mais externamente e vão do Monte de Vênus ao períneo. São geralmente cobertos por pêlos pubianos e possuem várias glândulas produtoras de suor e gordura.

Há estudos que indicam que o cheiro expelido por tais glândulas são sexualmente estimulantes.

PEQUENOS LÁBIOS
Dobras de pele que recobrem a abertura da vagina mais internamente, protegendo-a e também a uretra e o clitóris. Pequenos e grandes lábios são bastante sensíveis ao tato e à pressão.

URETRA
Localizada logo abaixo do clitóris, é por onde sai a urina e não tem nenhuma relação com o ato sexual nem com a reprodução.

PERÍNEO
É a pequena região que começa na parte de baixo da vulva e estende-se até o ânus. No homem, localiza-se entre o saco escrotal e o ânus.


Responses

  1. existe um ponto A genital femenino ?

    • Nunca ouvi falar

  2. existe um ponto A genital femenino


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: